Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





25/09/2018

CMI/Secovi-MG debate mercado de trabalho e regulamentação da profissão de síndico externo

Temas serão abordados por especialistas no ?Café da Manhã com Palestra?, que será realizado, dia 28 de setembro, na sede da entidade em Belo Horizonte

A profissão do síndico, suas responsabilidades e o mercado de trabalho em condomínios são os principais temas da primeira edição do “Café da Manhã com Palestra”, marcado para o dia 28 de setembro, a partir das 9h, no auditório da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), na rua Sergipe, 1000 – Savassi. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site atendimento@secovimg.com.br ou pelo telefone (31) 3243-7555. As vagas são limitadas e os participantes estão sendo convidados a doar uma lata de leite em pó, que será encaminhada ao Hospital da Baleia.

A primeira palestra, marcada para as 9h30, sobre “Mercado de Trabalho em Condomínios e a Regulamentação da Profissão de Sindico”, será ministrada por Alexandre Franco, advogado, consultor, síndico, presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/RJ e professor do curso de Administração de Condomínios do Secovi-Rio e Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi). Às 10h30, o contador Walter Lucas Martins Melo e o consultor de RH Raniel Santos Pereira, ambos com larga experiência na área de departamento pessoal, vão apresentar o tema “Responsabilidades do Síndico com a Entrada do eSocial”.

O objetivo da CMI/Secovi-MG é incentivar a associação de síndicos externos, que tenham CNPJ, dando espaço para que possam se capacitar e se profissionalizar por meio de cursos que a entidade passará a oferecer a partir do próximo mês. “Os síndicos externos são uma realidade. Cada vez mais, condomínios estão procurando uma pessoa de fora para assumir essa função que demanda tempo. Pretendemos passar uma conscientização da responsabilidade que representa assumir um cargo como o de síndico”, afirma Marcela Nery, diretora da área das Administradoras de Condomínios da CMI/Secovi-MG.

A contratação de síndicos externos pelos condomínios tem crescido e a intenção é preparar esse profissional para a atividade de gestão condominial, que também está ligada ao setor imobiliário. “Não basta dizer que quer ser síndico profissional. É preciso se preparar, conhecer as leis de condomínio, o Código Civil, os direitos e deveres, os riscos, receita, despesas e inadimplência, o que demanda conhecimento e preparo”, explica Marcela.

Para atender a essa demanda, a CMI/Secovi-MG criou cursos de capacitação do profissional que vai atuar nesse segmento, atendendo tanto o síndico condômino quanto o externo. Os treinamentos serão ministrados em módulos, abrangendo todos os aspectos que envolvem uma gestão condominial nas áreas jurídica, trabalhista e fiscal. “Dessa forma, a pessoa poderá escolher qual a parte que lhe interessa. Somos o primeiro Secovi do Brasil a abrir esse espaço para os síndicos interessados”, destaca.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.