Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





11/05/2020

Cabines de desinfecção para espaços públicos, comércios e residências são criadas em Curitiba.

TECNOLOGIA

"Necessidade de isolamento social, comércio fechado ou com fluxo reduzido de clientes, medo de usar o transporte público. Para trazer uma solução para todas estas questões, comuns em tempos de combate ao avanço da Covid-19, uma empresa da Grande Curitiba desenvolveu uma cabine de desinfecção que pode ser instalada em espaços públicos, comércios a até residências.

Batizada de Desincab, a cabine é uma espécie de portal de esterilização que funciona por aspersão de produto de desinfecção (utilizado na rede hospitalar) em diferentes alturas, o que faz com que, ao atravessá-la, a pessoa fique livre de 70% dos germes, vírus e bactérias que carregue nas roupas, sacolas, acessórios e pele.

"É um produto atóxico e inodoro, que não mancha [os tecidos] e é certificado pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ao se atravessar a cabine], sensores de presença disparam o produto, da altura dos ombros em direção aos pés, e em cinco segundos [a desinfecção é realizada]", explica o arquiteto Felipe Guerra. "[O conceito] da cabine em si não é uma ideia nossa. Ela já existe há muito tempo, é utilizada pela NASA, por exemplo. O que fizemos foi trazer o olhar da arquitetura e do urbanismo para ela, inseri-la na cidade, seja no mobiliário urbano, nos comércios ou residências", completa ele, que é responsável pelo design e identidade visual da solução.