Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





01/11/2017

Condomínios devem se preparar para a migração da transmissão de TV analógica para a digital

Síndico e condôminos devem ficar atentos com a mudança das transmissões de televisão do sinal analógico para o digital.

Síndico e condôminos devem ficar atentos com a mudança das transmissões de televisão do sinal analógico para o digital. A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração no Brasil, está orientando síndicos e administradores de condomínios sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV, que vai acontecer no dia 25 no Rio de Janeiro e em 18 municípios do entorno.

O primeiro passo é verificar a antena coletiva. Para captar o sinal digital, a antena deve ser UHF e estar apontada para a torre de transmissão. Também é importante que o síndico consulte uma empresa especializada para ter certeza de que a distribuição do sinal pelo condomínio é adequada. Outro alerta diz respeito ao aparelho de TV, que também precisa estar equipado com um conversor digital.

O síndico do Residencial Normandie, José Carlos Mose, vem fazendo campanhas de conscientização sobre o tema desde agosto passado. O condomínio, que fica na Barra da Tijuca, já está pronto para o sinal digital. "Fizemos a instalação da antena adequada e de todo cabeamento necessário nos corredores do prédio, para que todos os moradores possam ter o sinal de qualidade. De lá para cá, temos feito várias ações, como avisos oficiais, circular no elevador e até abordagem corpo a corpo, pois a data fatal será no dia 25", conta José Carlos.

A gerente regional da Seja Digital, Vivian Bilhim, ressalta que televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 só recebem o sinal analógico e, por isso, precisam de um conversor de sinal, que pode ser adquirido em lojas de eletrônicos. "Se tiver dúvidas, o ideal é consultar o manual do fabricante. A busca de canais também é importante, pois os condôminos podem ter o televisor já preparado, mas continuar assistindo aos canais analógicos. Esse é um processo indispensável, pois os canais digitais não aparecem automaticamente nos televisores", explica Vivian.

Para buscar canais, acesse o menu pelo controle remoto da TV ou do conversor. Em seguida, encontre a opção que mais se assemelha a "busca de canais" - em alguns televisores, chamase busca automática; em outros, o nome é ressintonia ou programação de canais. A partir daí, apenas siga as orientações da tela. Ao fim do processo, o televisor terá encontrado todos os canais digitais disponíveis na região e exibirá a programação com imagem e som de cinema. Os televisores fabricados a partir deste ano já têm o conversor digital integrado. Os aparelhos de tubo ou de tela plana produzidos antes requerem o equipamento, que pode ser adquirido em lojas de produtos eletrônicos

Famílias inscritas em programas sociais podem receber kits

Pessoas que participam de algum programa social do Governo Federal, nas 19 cidades previstas para a digitalização da TV, podem agendar a retirada de um kit gratuito contendo conversor, antena e cabos. Basta ligar para o telefone 147 (ligação gratuita). Pelo site www.sejadigital.com.br/kit, é preciso clicar em "Programa de Distribuição de Kits" no menu superior e fazer a pesquisa utilizando o NIS (Número de Identificação Social) do responsável familiar.

Fonte: Ademi.org

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.