Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





30/04/2018

Condôminos e funcionários aprendem a lidar com situações de emergência em Londrina

Regional Norte do Secovi promoveu neste mês de abril mais um curso de Brigada de Emergência, com a participação de aproximadamente 100 pessoas

Aprendendo a lidar com fogo, situações de emergência, primeiros socorros... Nesta semana, esta foi a rotina das cerca de 100 pessoas, entre funcionários, síndicos e moradores de dezenas de edifícios de Londrina e região, que participaram do curso Brigada de Emergência, promovido pela Regional Norte do Secovi. Em aulas teóricas e práticas - com o técnico em segurança do trabalho Raimundo Augusto de Jesus Filho e a enfermeira socorrista Alexandra Cezanoski -,  os participantes aprenderam a manusear extintores, mangueiras e demais equipamentos de combate a incêndio, além de serem informados sobre rotas de fuga, plano de retirada de moradores, medidas emergenciais e técnicas de primeiros socorros.

Exigências

As exigências em relação à brigada de emergência estão relacionadas às normas NR 23, do Ministério do Trabalho, que cobra que os condomínios tenham os equipamentos adequados para o combate a incêndio; e à NBR 14.276, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que define o padrão para treinar e formar os brigadistas. Já a NPT 017/14, do Corpo de Bombeiros dos Paraná, determina as condições mínimas para a formação da brigada de incêndio em edificações do Estado.

“Além de aprender a combater incêndio, é importante cuidar da prevenção e fazer a fiscalização constante dos equipamentos no condomínio. Uma mangueira furada, um extintor sem lacre ou despressurizado podem botar tudo a perder. Não é só combater, tem que fiscalizar”, alertou o técnico em segurança.

Segundo a enfermeira socorrista Alexandra Cezanoski, a legislação está sempre alterando alguns pontos e, em relação aos primeiros socorros, o torniquete (dispositivo para barrar hemorragia) foi liberado, mas com ressalva. “Estava proibido, mas agora é permitido por lei desde que o transporte da vítima ao hospital não passe de uma hora”, disse.

Participantes

Dos participantes, parte estava reciclando conhecimentos, mas muitos estavam fazendo pela primeira vez um curso de Brigada de Emergência. “Achei maravilhoso! Pra gente que lida com a realidade dos condomínios, é uma coisa realmente muito boa aprender sobre situações de emergência. Um tempo atrás, um morador deixou queimar uma panela e pegou fogo. Se eu já tivesse feito o curso, saberia como proceder”, disse Gisele Valério da Silva Cordeiro, porteira do Edifício Atlantis.

O síndico Renato Fazinga, que também participou do curso pela primeira vez, achou interessante o conteúdo repassado, principalmente em relação aos primeiros socorros. “Claro que na prática é diferente, mas o curso te dá noções de como agir”, destacou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secovi Regional Norte

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.