Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





22/10/2018

Contrato digital movimenta mercado imobiliário

LAR Imóveis adota a plataforma digital em contratos de aluguel e reduz tempo e burocracias

Sempre em busca de inovações, a LAR Imóveis traz para o setor o contrato digital. Com ele, proprietários e inquilinos podem fazer todas as transações para o aluguel de um imóvel de forma muito mais rápida e prática, reduzindo as burocracias e as dificuldades encontradas em contratos feitos de maneira tradicional.

A ideia é tornar o processo mais ágil, o que contribui tanto para quem está alugando o imóvel, quanto para o proprietário. Isso significa menos papelada, menos idas ao cartório e até mesmo redução de gastos para autenticação de documentos, já que tudo passa a ser feito por meio de uma plataforma digital. “A LAR é uma empresa preocupada com o ambiente organizacional, com o meio ambiente e com a conveniência e conforto de seus clientes. Além do contrato digital, contamos com várias outras facilidades, como por exemplo: extrato e 2ª via de boleto pelo site e anúncio de imóveis em nossa plataforma virtual”, comenta o diretor de inovação da LAR, Hermano Rodrigues.

Como funciona o contrato digital?

O acúmulo de papéis pode ser o responsável por ineficiências e problemas dentro de uma empresa. O contrato digital pode solucionar esse problema, uma vez que agiliza a gestão de documentos.

No contrato físico, para a compra ou aluguel de um imóvel é preciso elaborar minutas, imprimir, enviar as vias aos interessados, registrar firmas, coletar assinaturas, reconhecer essas assinaturas e, só ao final, assinar o contrato.

No contrato digital, as assinaturas passam a ser feitas digitalmente, sem precisar de reconhecimento de firma, e os acordos podem ser feitos simultaneamente pelos interessados, mesmo se estiverem em diferentes locais. Além da praticidade, a empresa consegue funcionar de forma mais organizada, já que toda a documentação estará armazenada e pode ser acessada em poucos cliques, inclusive pelos inquilinos e proprietários. Além de eficiente, o método é também totalmente seguro. Afinal, todo o processo de assinatura é realizado com o uso de senhas e validações geradas individualmente para cada cliente.

Outro ponto importante é que cada assinatura possui um certificado digital. Ou seja, uma Autoridade Certificadora garante que a assinatura é válida e também que o destinatário do contrato é a pessoa autorizada.

As Autoridades Certificadoras são verificadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, o que garante credibilidade ao processo. Assim, a assinatura digital substitui a verificação feita pelo cartório, sendo também reconhecida judicialmente.

Vantagens de um contrato digital

Agilidade: o processo de alugar um imóvel fica muito mais dinâmico, porque dispensa a necessidade de idas aos cartórios e de autenticações, reduzindo o tempo, os custos e a burocracia;

Segurança: todas as informações trocadas entre os usuários são criptografadas e estão em um ambiente totalmente seguro. Além disso, a assinatura digital é realizada a partir de chaves codificadoras, impedindo a falsificação;

Validade legal: o uso do contrato digital para imobiliárias é permitido e reconhecido por lei. Além disso, todas as chaves públicas usadas nos processos de assinatura digital são regularizadas pelo ICP-Brasil, um órgão público que dá respaldo e garante a idoneidade, a autenticidade e a confiabilidade desses dados.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.