Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





10/10/2017

Curitiba estuda instalação de piso gerador de enegia em ciclovias

Acompanhado do superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto, o grupo apresentou um sistema de geração de energia alternativa, que funciona por meio de sensores instalados em um piso.

Uma comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) esteve na tarde desta segunda-feira,9, no gabinete do prefeito Rafael Greca. Acompanhado do superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto, o grupo apresentou um sistema de geração de energia alternativa, que funciona por meio de sensores instalados em um piso.

No encontro, o prefeito anunciou que um trecho de ciclovia no Centro Cívico, próximo ao Palácio 29 de Março, vai ganhar o sistema em breve. “Vamos instalar em caráter de teste, pelo projeto de conscientização de energias alternativas do Vale do Pinhão”, disse o prefeito. “Mas a nossa ideia é evoluir para instalar uma fábrica do sistema na cidade, que nos permita ter grandes trechos de ciclovia fazendo caminhos de luz para os nossos ciclistas”, completou Greca.

A tecnologia já foi apresentada em março para o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel. A empresa japonesa Sound Power, única detentora da tecnologia, escolheu Curitiba para testar o produto e estrear no mercado brasileiro. O projeto não terá custo para a Prefeitura.

Os estudos seguiram com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a sua área de energias alternativas. Desde a semana passada a comitiva trabalha nos ajustes do projeto e no termo de cooperação junto às equipes da secretaria.

Presenças

Participaram da reunião o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó, e a arquiteta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Denise Mitiko Murata. Da comitiva da Jica estiveram Kazuyo Yoshida, responsável pelo suporte às pequenas e médias empresas; Kohei Hayamizu, CEO da Sound Power Corporation; Shuichi Takano, Takanori Yasuda, Mitsuo Yamada e Noriko Tanaka, da Japan Development Service; e Yoshihiro Miyamoto, representante sênior da Jica no Brasil.

Fonte: BemParaná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.