Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





28/11/2018

Dia do Síndico é lembrado pelo Secovi-PR com várias ações pelo Paraná

Mesmo não sendo uma profissão regulamentada o síndico é uma atividade profissional de extrema importância a comunidade.

O Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná – Secovi-PR destaca neste dia 30 de Novembro o Dia do Síndico e a sua importância para o desenvolvimento da comunidade condominial. Em todos os escritórios regionais da entidade serão prestadas homenagens aos síndicos.

Em Foz do Iguaçu, segundo dados do Secovi-PR, Regional Cataratas e da Secretaria de Planejamento do Município existem mais de 380 condomínios residenciais e comerciais na cidade. “É um volume expressivo em relação ao porte da cidade e representa uma importante parcela da sociedade que vive em condomínios seguros e dotados de toda a infra-estrutura. Hoje os condomínios possuem gestão comercial, são administrados por um síndico, profissional idôneo que assume o papel de mediador, conciliador, ordenador e acima de tudo zelador do patrimônio físico e pessoal de milhares de família”, destaca o vice presidente do Secovi-PR, responsável pela Regional Cataratas, Jilson José Pereira, imobiliarista e síndico do Edifício Juclamar.

O escritório Regional do Secovi-PR em Foz do Iguaçu reservou a última quarta-feira, dia 21, para homenagens aos síndicos da cidade no tradicional encontro mensal dos administradores condominiais, síndicos, imobiliaristas e profissional que atuam no setor de condomínios. A imobiliarista Cássia Regina Piotto de Lira, diretora de condomínios do Secovi-PR, Regional Cataratas destacou a atuação dos profissionais síndicos e o desempenho de cada um na administração de imóveis seus e de terceiros. “São pessoas abnegadas, dispostas a suportar problemas de terceiros e de uma lisura sem igual. Raríssimas exceções nos confrontamos com condomínios administrados de forma incorreta. A boa gestão é um exemplo a ser seguido. Síndicos merecem mais do que homenagens. Merecem nosso apoio, nosso entendimento e reconhecimento do homem que na investidura de síndico se transforma em super mediador”, destacou Cássia Regina Piotto de Lira.

Para o cirurgião dentista Fábio Fogaça dos Santos, há oito anos no mandato de síndico do Condomínio Residencial Cad’oro, administrar o condomínio não tem nenhum problema. “A questão crucial é administrar os problemas criados pelos condôminos. O problema é conscientizar o morador que ele deve participar das assembléias para opinar e votar as pautas apresentadas. Este mesmo morador ausente é o que mais critica e faz objeções a todos os projetos e assuntos condominiais que deveriam ser resolvidos nas assembléias”, destaca. Por outro lado o síndico Fábio Fogaça faz graça ao relatar o seu dia a dia, no gabinete dentário com pacientes, no condomínio como síndico e em casa como pai de família. “É uma experiência que somente quem a vive pode relatar”, destaca.

Para Marcelo Gonçalves Piazecki, sindico na terceira gestão do Condomínio Residencial Megavila, o síndico ou administrador do condomínio é o responsável direto pela gestão do edifício. “Ele é eleito em uma assembléia geral com a participação dos condôminos e passa gerir o imóvel seu e de terceiros mantendo a ordem, segurança e principalmente a legalidade do ato”, destaca Marcelo Piazecki, admitindo que ás vezes o síndico seja mais mediador e conciliador de problemas do que um administrador financeiro.

Ele destaca que ser síndico deixou de ser um “tapa buraco” ou uma brincadeira. Atualmente o síndico é um gerente de obras, administrador financeiro e de recursos e acima de tudo um profissional que atua dentro dos ditames da Lei. “Existem dois tipos de síndico. O natural que reside no imóvel e não é um profissional do setor e, o profissional que ao mesmo tempo administra várias unidades. “Apesar de não ser uma profissão regulamentada o síndico profissional já é uma realidade em todas as cidades brasileiras, mostra Marcelo Piazecki.

O Condomínio Residencial Megavila tem atualmente 375 apartamentos e mais de 1,2 mil moradores.

Fonte: SECOVI-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.