Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





30/11/2018

É melhor comprar um imóvel pronto ou na planta?

Para quem vai comprar o primeiro imóvel, é importante estar atento às vantagens e desvantagens.
Comprar um imóvel
               na planta é a melhor indicação

Seja para realizar ou sonho da casa própria ou para investir, fato é que comprar um imóvel está na lista de prioridade de muitos. Mas, antes de fechar negócio, é comum se ver diante da dúvida: comprar na planta ou depois de pronto. A decisão, porém, deve levar em consideração a realidade do comprador.

O diretor regional do Sindicato da Habitação (Secovi) de Rio Preto, Alessandro Nadruz, afirma que a compra do imóvel na planta é mais vantajosa, tanto para investimento quanto para moradia. Isso porque, ao adquirir o imóvel na planta, o comprador tem facilidades de pagamento, como entrada reduzida e parcelas menores.

Além disso, a principal vantagem, segundo Nadruz, é que o comprador acompanha a liquidez do mercado. "O que estamos vendo muito são pessoas que querem alugar um imóvel com um acabamento mais requintado, pedindo instalação de ar-condicionado, de ventiladores. Assim, o comprador estará sempre atualizado", diz. Segundo ele, o prazo para entrega pode chegar a três ou quatro anos, dependendo do imóvel. "Muita coisa muda nesse tempo", ressalta.

Já a compra do imóvel pronto, por mais que não seja tão em conta, pode ser uma boa alternativa para quem busca casas ou apartamentos de até R$ 230 mil, pelo programa habitacional "Minha Casa Minha Vida". Isso porque, segundo o presidente do Secovi, o comprador consegue subsídio do governo e redução de parcelas e taxas.

Diferenças entre imóvel pronto e na planta

Imóvel pronto

  • A principal vantagem é que você pode se mudar rapidamente, já conhece o imóvel e evita surpresas desagradáveis;
  • Diferente do imóvel alugado, você vai passar muito mais tempo no lugar que irá comprar. Por isso, pesquise bem o bairro, os meios de transporte e a vizinhança;
  • Verifique se o prédio, as áreas comuns, a parte elétrica e os elevadores estão em bom estado. Procure por infiltrações, rachaduras e ferrugem;
  • Veja o valor do condomínio e tudo que o prédio oferece: piscina, academia, estacionamento, segurança, câmeras, etc;
  • Faça visitas ao imóvel em diferentes períodos do dia para verificar temperatura, incidência de sol, ventilação e iluminação.

Imóvel na planta

  • O imóvel na planta oferece muitas vantagens também. A principal delas é o preço, geralmente mais barato que o pronto;
  • Além disso, você tem tempo para planejar o pagamento das prestações, pode escolher os móveis com calma e, no final, vai encontrar instalações novas, infraestrutura moderna e condomínio mais baixo;
  • Procure construtoras sérias, investigue outros imóveis já entregues por ela, consulte a prefeitura e veja se a planta está aprovada;
  • Ao decidir o local onde quer comprar o imóvel, visite a área, pesquise o bairro, a presença de comércio, os meios de transporte e a vizinhança;
  • Examine com cuidado o memorial descritivo do imóvel (escritura do terreno, tamanho, material de construção, qualidade dos elevadores, etc).

Cuidado na hora da compra

Seja a compra de um imóvel na planta ou depois de pronto, é importante que o comprador esteja atento na hora de assinar o contrato. Essa parte é a mais complicada, por ser considerada burocrática. Veja a seguir o que merece maior atenção e quais os documentos necessários.

Imóvel não financiado

Tirar todas as certidões, tanto do imóvel quanto da pessoa que está negociando: certidão cível, criminal, na Justiça Federal, Receita Federal, Prefeitura Municipal (IPTU, água, cartório de registro de imóveis, Prodesp).

Se for apartamento ou imóvel de condomínio, é necessário pegar a certidão negativa do condomínio. "Em alguns casos, a pessoa compra o imóvel e esquece de puxar a certidão. Ela compra o imóvel e compra a dívida junto", diz Nadruz.

Imóvel financiado

"É preciso de parte dessas certidões. A pessoa que estiver comprando deve prestar atenção ao débito de IPTU e água, porque, agora, nos imóveis verticais (prédios) a água está vindo individualizada", finaliza.

Fonte: Diário da Região 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.