Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





10/02/2020

Estudo aponta cenário do mercado da construção civil em Cascavel

Durante encontro promovido pelo Sebrae/PR foram apresentados indicadores do setor?

Empresários, engenheiros, arquitetos e representantes de instituições ligadas à construção civil da região estiveram reunidos nesta quarta-feira (29), no Sinduscon, em Cascavel. O encontro faz parte da Comunidade Indústria da Construção Civil, organizada pelo Sebrae/PR, que reúne empreendedores e profissionais do setor para discutirem o contexto do mercado local.

“Queremos promover a discussão sobre a realidade do mercado, de modo que os profissionais de Cascavel e região consigam se preparar para atender as demandas locais. Entregamos um conteúdo de grande valor e, ao mesmo tempo, promovemos conexões entre os envolvidos, criando uma comunidade integrada, que trabalha em conjunto para crescer”, explica o consultor do Sebrae/PR, Volmir Valentini.

Para pautar as discussões, o consultor Marcos Kahtalian, da Brain Inteligência Estratégica, de Curitiba, apresentou os principais indicadores da construção civil e, por consequência, do mercado imobiliário em Cascavel. Segundo ele, depois de alguns anos em recessão, os dois setores começaram a sentir certo aquecimento nas vendas em 2019 e, para 2020, as perspectivas são ainda melhores.

“Depois do período de recuperação das perdas nos anos anteriores, em 2019, o setor conseguiu construir mais, enquanto o mercado imobiliário acompanhou o contexto e aumentou as vendas. Só em Cascavel, identificamos que 12% das famílias com renda acima de R$2 mil compraram um imóvel no ano passado. Quando falamos de expectativa, o número é ainda mais animador: neste mesmo perfil de público, 45% das famílias querem comprar um imóvel nos próximos 5 anos, percentual acima da média nacional, que indica 33% na intenção de compra”, pontua Kahtalian.

A oferta, segundo o consultor, também se destaca. As pesquisas feitas indicaram que Cascavel tem quase cem empreendimentos verticais à venda e mais de 30 loteamentos no mercado. Um número expressivo que precisa da atenção dos empresários e profissionais autônomos da área.

“O empreendedor da construção civil está respondendo aos anseios das famílias que pretendem comprar um imóvel, mas, ao mesmo tempo, precisa pensar em um outro perfil que está retornando a Cascavel: o cliente investidor. Este consumidor procura comprar imóveis para, depois, disponibilizar para locação. Se as imobiliárias, incorporadoras e construtoras não se atentaram a isso, uma grande oportunidade de venda é perdida”, finaliza o consultor.

Diante dos dados, Sérgio Casarotto, empresário e representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil Oeste do Paraná (Sinduscon) e do Comitê de Indústria Imobiliária de Cascavel, disse que os conteúdos podem balizar as ações futuras das empresas.

“A parceria entre o Sinduscon e o Sebrae/PR é de longa data. Em eventos assim, conseguimos debater a realidade do mercado e identificar se estamos, ou não, no caminho certo. É uma iniciativa que nos coloca para pensar o cenário local e, assim, entender quais serão as estratégias que podemos estabelecer para atender às demandas dos consumidores”, enfatiza.

A arquiteta Greice Froeder, por sua vez, também aposta no evento como um importante para a análise real do setor.

“O arquiteto precisa estar em sintonia com as tendências do mercado. Por isso, tinha uma noção sobre os dados que seriam apresentados, mas como o Marcos trouxe mais profundidade às discussões, consegui aproveitar mais, entendendo como posso adaptar os projetos para que eles sejam mais rentáveis”, relata Greice.

Em Cascavel, o evento foi realizado pelo Sebrae/PR em parceria com o Sinduscon, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel, Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR) e Instituto de Planejamento de Cascavel). O evento contou, ainda, com apresentação do Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), que atualizou acerca do planejamento da cidade. Após a discussão dos indicadores do mercado imobiliário e da construção civil, os participantes puderam aproveitar um momento dedicado ao networking.

Fonte: CGN | NOTICIA

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.