Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





22/07/2019

Fachada é o "cartão de apresentação" do prédio

Chuva e salitre são ações que interferem na fachada.
.

As fachadas são, literalmente, a cara dos prédios, responsáveis por gerar a primeira imagem que as pessoas têm do lugar. Os principais problemas que podem atingir essa parte tão importante dos edifícios são rachaduras, manchas, tintas descascadas, bolhas, infiltrações e muitos outros. A NBR 5674:2011/2012, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), determina que o tempo entre as manutenções em edificações deve ser de pelo menos três anos. Lembrando que "fachada" se trata de todas as faces externas de um prédio, não apenas sua entrada.

"Um dos riscos existentes é o de deslocamento do revestimento utilizado na execução da fachada, pois, se danificado, pode se desprender da edificação e atingir algum pedestre", aponta a engenheira civil Stefanie Almeida, pós-graduanda em avaliações e perícias de engenharia.

A ação de eventos naturais, como a chuva, pode trazer ainda mais complicações para a situação desses edifícios, já que podem causar quedas de pastilhas ou pedaços de telha, por exemplo. "À medida que uma fachada com danos é submetida a intempéries, sua resistência não será mais a mesma, tendendo a ter maiores danos", reforça Stefanie.

"Caso aconteça um acidente, será feita uma perícia para avaliar de quem é a responsabilidade e quais as medidas legais que deverão ser tomadas", explica Kelsor Fernandes, presidente do Sindicato da Habitação da Bahia (Secovi-BA). "Mas o importante mesmo é que todos, desde o síndico, os demais moradores e até mesmo os funcionários do local, sempre estejam bastante atentos, para que problemas assim não ocorram", reflete.

Uma prioridade

Geralmente uma das grandes dificuldades dos síndicos é saber decidir quais as prioridades do prédio/condomínio, principalmente por conta da falta de consenso entre os desejos dos moradores. Porém, quando se trata de fachada, a manutenção do prédio deve sempre ser colocada com uma das prioridades do local.

Fonte: Jornal A Tarde

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.