Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





20/09/2018

Imobiliário, o investimento mais rentável do maior fundo soberano do mundo

Os ativos imobiliários representam 2,6% da carteira total de investimentos do Norges Bank, o gestor do fundo soberano da Noruega... que é o maior do planeta. O valor dos investimentos do gigante do norte da Europa em imobiliário não cotados supera os 22.000 milhões de euros. Uma aposta de altos voos que deu grandes alegrias no primeiro semestre do ano.

No segundo trimestre de 2018, os investimentos imobiliários em ativos não cotados registaram um retorno de 1,9%. Este valor foi apenas superado pelas rentabilidades conseguidas no mercado bolsista, que chegaram aos 2,7%. No entanto, os valores variam muito se forem analisados os primeiros seis meses do exercício. E nesse caso, o imobiliário é sem dúvida o grande vencedor.

Na primeira metade do ano, a fatia do imobiliário na carteira do Norges Bank ofereceu um retorno de 4,4%. É, com grande diferença, a aposta mais rentável do fundo soberano norueguês, uma vez que na fronteira do exercício, os investimentos em bolsa apenas renderam 0,42% (o fundo sofreu grandes quedas no primeiro trimestre do ano) enquanto as rendas fixas geraram rendimentos negativos de 0,4%.

Pelo que se pode dizer que as apostas imobiliárias do Norges estão em velocidade cruzeiro. No ano passado, a rentabilidade total foi de 7,5% enquanto em 2014 e 2015 (2016 foi uma exceção com uma revalorização mínima da carteira) se situraram à volta dos 10%.

Carteira com ADN internacional

O portfólio dos ativos imobiliários do fundo é muito variada. Reparte-se entre oficinas, "retail" e ativos logísticos nos mercados mais líquidos do mundo, desde Nova Iorque Boston, Washington e San Francisco nos EUA, passando por Londres, Paris, Berlin e Munique na Europa, até Tóquio e Singapura nos mercados mais desenvolvidos da Ásia.

Mas não só de ativos não cotados vive a aposta da Norges no imobiliário. Só no segundo trimestre, os investimentos em imobiliárias na bolsa obtiveram uma rentabilidade de 5,2%. Ou seja, quase o dobro do rendimento médio da carteira em bolsa no mesmo período, que também se nutriu de altas subidas com grandes empresas como Amazon, Apple e Shell.

No conjunto do segundo trimestre do ano, a rentabilidade média do fundo soberano norueguês foi de 1,8%. Deste total, dois terços estão investidos em renda variável e perto de 30% em renda fixa. Do resto, cerca de 2,6% é de ativos imobiliários - valor totalmente em linha o fecho do ano passado.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.