Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





04/05/2020

Inadimplência em locações de Curitiba é de 1,4%, informa Secovi/PR

Intermediação de imobiliárias nas negociações entre proprietários e inquilinos mantém taxa baixa; orientação é ter bom senso e equilíbrio para manter

A Inadimplência de aluguéis em Curitiba segue estável, na ordem de 1,4%. O último levantamento realizado pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), ligado ao Sistema Secovi/PR, aponta que a inadimplência (dívidas com mais de 30 dias de atraso) nas locações durante o mês de abril permanece a mesma em relação à apurada em fevereiro de 2019.

“Historicamente, a locação tem uma resposta diferente perante aos demais setores da economia como cartões de crédito e serviços, justamente pelo item fundamental que representa”, explica o presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi/PR, Jean Michael Galiano.

Já o índice de atraso (inferiores a 30 dias) seguem na casa de 6,6%, com um aumento de 1,8 ponto percentual no período pesquisado. O levantamento do Inpespar corresponde à locação residencial e comercial, e tem como base dados fornecidos por imobiliárias de Curitiba, responsáveis por mais de 31 mil locações.

Ainda de acordo com Galiano, está ocorrendo um trabalho por parte das imobiliárias, junto aos proprietários de imóveis e inquilinos, para superar da melhor forma esse momento. “Iremos passar por esse período de pandemia e logo a vida estará normalizada”, afirma.

Negociação e empatia

O vice-presidente de Locação do Secovi/PR, Leonardo Baggio, conta que desde o início da pandemia a entidade tem orientado as imobiliárias associadas a intermediar as necessidades dos envolvidos, prezando pelo bom senso e equilíbrio nas negociações.

“Cada caso deve ser tratado individualmente”, reforça. “Temos proprietários que dependem do aluguel para sobrevivência, como uma ‘aposentadoria’, e temos aqueles que tiveram sua renda comprometida, como os autônomos. Por isso, todos precisam entender os argumentos, inclusive para manter a sustentabilidade e a continuidade das locações”, pondera Baggio.

Fonte: Imovel Magazine

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.