Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





16/06/2017

Localização é principal ponto para valorização do imóvel

Para construtor, item vale mais que outras características por englobar conforto, mobilidade e segurança

Rapidez na revenda e valorização ao longo do tempo. Essas são as principais vantagens de comprar um imóvel numa boa localização. Ainda que existam outros fatores que agreguem valor a um apartamento – como o projeto arquitetônico e a qualidade de acabamento – o diretor da Terrasse Engenharia e Construções, Jefferson Gomes da Cunha, defende que as características da região em relação à fluidez viária, silêncio, insolação e ventilação, segurança, arborização e infraestrutura de comércio e serviços são os principais pontos.

“Isso vale para qualquer cidade do mundo, a escassez de insumos faz o preço dos produtos aumentar. O mesmo vale para o imóvel “, argumenta Cunha.

Em Curitiba, em função de sua configuração urbanística, essa avaliação de localização pode variar ao longo de uma única via estrutural, com ocupação diversa em cada área limítrofe. Um exemplo é a Avenida João Gualberto que, até o trilho do trem pertence ao Cabral e depois ao Bacacheri/Boa Vista, trechos em que são praticados valores diferentes, pela diferença de custo entre os terrenos em cada região. “Hoje, o terreno compreende de 20% a 35% do custo direto da obra”, comenta Cunha.

As regiões do Batel/Água Verde/ Seminário /Vila Izabel, do Juvevê/Cabral/Ahú/Alto da XV e do Bigorrilho/Mussunguê (Ecoville) são os locais mais difíceis de se encontrar terrenos livres para construção.

O Batel lidera o ranking de maior preço médio do metro quadrado privativo para os apartamentos de um, dois, três e quatro dormitórios em Curitiba, entre R$ 10.794,00 e R$ 13.729,00, conforme o último levantamento realizado pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR).

O que valoriza

Fluidez viária
O item compreende o tempo de deslocamento entre casa, trabalho e escola dos filhos e a proximidade ao transporte público.

Luz do Sol
O item refere-se ao conforto térmico do morador. A face sul tem menor incidência solar

Ventilação
A ventilação também é uma preocupação nos projetos. Por isso é importante avaliar o pocionamento das janelas e o tamanho . Para verificar isso, o ideal é visitar o imóvel durante o meio do dia.

Infraestrutura
Conhecer a infraestrutura de comércio e serviços da região também é fundamental. A disponibilidade de comércio e serviços contribui inclusive para a mobilidade, evitando o uso do carro para atividades cotidianas

Meio ambiente
A opção por imóveis em vias arborizadas e com fluidez viária também contribui para a valorização do imóvel.

Fonte: BemParaná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.