Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





23/03/2018

Manutenção predial é o grande desafio dos síndicos

A manutenção predial e infiltração predial e um dos problemas que mais incomoda e preocupa os síndicos.

A manutenção predial e infiltração predial e um dos problemas que mais incomoda e preocupa os síndicos. Que a manutenção predial é necessária todos os síndicos sabem e concordam. O problema é realizar este serviço no tempo ideal uma vez que isso implica em custo o que gera resistência de muitos condôminos. Além da manutenção, é preciso estar atento para os problemas na estrutura predial e tentar resolvê-los o quanto antes para evitar prejuízos ainda maiores. Neste caso, além do custo o difícil é encontrar profissionais que identifiquem corretamente o problema e façam a execução correta dos serviços.

               Há um ano, para auxiliar os síndicos que enfrentam este tipo de dificuldades, o Secovi Maringá criou o serviço de patologias da construção, oferecendo a indicação do profissional que poderá fazer o laudo das edificações. Este laudo tem custo reduzido aos associados do sindicato.  Neste primeiro ano, vários síndicos recorreram a este serviço e aprovaram a iniciativa do Secovi.

               “Gostei demais deste serviço porque dá mais segurança ao síndico. O profissional indicado foi muito atencioso, esclareceu os problemas do prédio e fiquei muito satisfeita”, relata a síndica do Residencial Carimã II, Inês Guadagnin Tomeix.

               O engenheiro Jairo Negro explica que mais de 80% dos problemas identificados nos edifícios atendidos através da parceria com o Secovi são relacionados à infiltrações de marquises e de paredes no subsolo. As fissuras e trincos nas pareces também preocupam muito os síndicos. Estes problemas ocorrem porque na maioria das vezes a pintura externa dos prédios é feita em períodos muito longo, muitas vezes a cada 10 anos ou até a cada 15 anos. A recomendação é que seja realizada em 3 anos. Além disso, ao se contratar o serviço de pintura externa é necessário verificar as condições do reboco da edificação, o que geralmente não acontece. “Geralmente se faz a pintura em cima de reboco que está deteriorado, e daí a pintura que era para durar 3 ou 4 anos, em seis meses já está caindo”, explica.

               Conforme Jairo muitos síndicos acumulam experiências negativas na identificação e execução dos serviços de reparos prediais. “O mais importante é que estamos conseguindo orientar os síndicos, expondo de uma forma clara os problemas identificados nas edificações. Muitos síndicos estavam desanimados porque há anos tentavam resolver os problemas”.

               A principal dificuldade dos síndicos é convencer os condôminos quando as obras de reparos têm custo elevado. “Mas o importante é que o síndico leve para a assembleia do condomínio as informações corretas sobre o problema para que o custo/benefício seja avaliado. Quando o síndico solicita vou ao condomínio explicar o laudo e as soluções indicadas”, afirma Negro.

               O novo serviço oferecido pelo Secovi Maringá não é apenas para “socorrer” os síndicos que já estão com problemas nas edificações, mas também para aqueles que pretendem um laudo de prevenção. De acordo com a coordenadora do sindicato, Rosângela Lazarin Alfredo o serviço foi criado após o relato de muitos síndicos que realmente tinham dificuldades e sérios problemas de patologias nas edificações, mas o objetivo maior é que os síndicos possam evitar os problemas. “Um lado preliminar pode indicar um futuro problema e permitir que os síndicos possam corrigir aquilo que está sendo feito de errado”, explica.

Curso em abril  - Entre 16 a 18 de abril, o Secovi – Maringá realizará mais um curso direcionado aos síndicos. E desta vez será sobre manutenção predial e infiltração predial. O curso será oferecido no auditório do sindicato das 19h às 22h. Síndicos e administradores de condomínios interessados em participar do curso devem fazer as inscrições antecipadas. Outras informações através do 3262-2433.

 Fonte: Secovi/Pr

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.