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09/03/2018

Nova linha terá oito paradas entre o Santa Cândida e Água Verde

No trecho de aproximadamente 11 quilômetros entre o Terminal Santa Cândida e a Estação Bento Viana, na divisa dos bairros Água Verde e Batel, a nova linha do Ligeirão Norte-Sul terá oito pontos de embarque e desembarque.

No trecho de aproximadamente 11 quilômetros entre o Terminal Santa Cândida e a Estação Bento Viana, na divisa dos bairros Água Verde e Batel, a nova linha do Ligeirão Norte-Sul terá oito pontos de embarque e desembarque. A linha entrará em funcionamento em 28 de março, quando começam a circular os novos biarticulados.
Vindo do norte em direção à Praça do Japão, o ligeirão terá como pontos de parada os terminais Santa Cândida, Boa Vista e Cabral e as estações Passeio Público, Central (Praça Santos Andrade), Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana.
Com o funcionamento do novo ligeirão, a estimativa é de que as viagens no percurso entre o Terminal Santa Cândida e a Estação Bento Viana, e vice-versa, levem entre 20 e 25 minutos. É quase a metade do tempo gasto pelos biarticulados que atualmente fazem o percurso e que param em 16 estações.
A nova linha atenderá a cerca de 36 mil passageiros por dia. “O ganho de tempo ocorre porque o Ligeirão terá metade dos pontos de paradas da linha convencional Santa Cândida-Capão Raso”, explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
O ligeirão Norte-Sul, nesta primeira etapa, também dará uso à infraestrutura de ultrapassagem que está pronta há quatro anos, ao longo de 11 quilômetros de canaletas com obras de pavimentação, reforma das estações e semaforização e na qual foram investidos R$ 16 milhões em recursos públicos.

Segunda etapa
O prefeito Rafael Greca determinou a extensão da linha até o Capão Raso. Para a execução da segunda etapa, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) conseguiu aprovar com a Caixa Econômica Federal cinco projetos, no total de R$ 15 milhões, para as obras de ultrapassagem nas estações Silva Jardim, Dom Pedro I, Morretes, Carlos Dietzsch (Igreja do Portão) e Itajubá. A Prefeitura aguarda a liberação do recurso para começar licitar as obras.
A partir da execução das obras que permitam a ultrapassagem pela canaleta no eixos da Avenidas República Argentina e, posteriormente, Winston Churchill, os ônibus deixarão de contornar a Praça do Japão, seguindo aos Terminais do Portão, Capão Raso e Pinheirinho, este último completando a ligação Norte-Sul.

Fonte: Diário Indústria & Comércio

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