Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





06/12/2019

Novo empreendimento da Thá revitaliza prédio histórico de Curitiba

SISTEMA SECOVI-PR

Localizado no Centro da cidade, o All You Need foi integrado ao edifício Guilherme Weiss

 Uma das expertises da Thá Engenharia é o restauro de edificações. Um exemplo disso foi a restauração do edifício Guilherme Weiss, no Centro Histórico de Curitiba. O prédio, que havia sido consumido por um incêndio em 1991, foi construído pelo arquiteto Frederico Kirchgässner, considerado um dos primeiros modernistas do Brasil, entre 1927 e 1930 para abrigar o Hotel Martins.

Agora, esse edifício faz parte do empreendimento All You Need, que foi entregue em novembro deste ano. Ele foi construído junto à edificação histórica, que teve a sua fachada preservada e restaurada, unindo o passado com o presente.

Para o diretor da Thá Engenharia, Gilberto Kaminski, o restauro do edifício Guilherme Weiss, agora chamado Regina Weiss de Castilho, traz grande orgulho para a empresa. “Restaurar esse imóvel para revitalizar a região do Paço Municipal, do Centro Histórico de Curitiba, foi uma grande motivação para a equipe da Thá, assim como a preservação e manutenção da história arquitetônica da cidade”, comenta.

História reconstruída a partir da engenharia moderna

Além de reaproveitar as construções já existentes, a Thá Engenharia fez uso da técnica do Retrofit – modernização de equipamentos já considerados ultrapassados –, para resgatar as possibilidades de uso de espaços antes considerados improváveis para a habitação, como foi o caso do edifício Guilherme Weiss. Por conta de um incêndio, que atingiu o edifício há muitos anos, apenas parte da fachada permaneceu intacta, junto com as vigas e as bases altas das paredes internas.

De acordo com o diretor, a restauração demandou muitos esforços das equipes da construtora. “Um dos pontos mais desafiadores da obra realizada foi o restauro da estrutura de concreto. Para esse procedimento, foi necessário analisar se o concreto e o aço utilizados na construção do edifício Guilherme Weiss estavam comprometidos. Essa avaliação mostrou que era possível utilizar a estrutura original”, relata Kaminski.

Com a solução da estrutura resolvida, foi escolhido um sistema leve tipo piso wall (formado por um arranjo metálico, painéis de madeira e capeamento de concreto) para compor as lajes dos pavimentos. No telhado, a equipe optou por uma estrutura metálica com telhas de barro, conforme indicação do projeto de restauro.

Na execução das fachadas, foram feitos ensaios que determinaram a remoção do reboco original e sua recomposição com o intuito de reconstituir os detalhes de fachada. A técnica permitiu a reprodução da fachada, na sua condição original. Na parte interna do edifício, utilizou-se o dry-wall nas paredes e nos forros. Outro grande desafio foi incorporar as rampas para acessibilidade e o elevador de acessibilidade ao edifício.

Prédio inovador voltado para o público jovem e aluguel de temporada

O All You Need conta com 324 unidades, 21 pavimentos e área total construída de 15.528,95 m². Voltado para o público jovem, a construção possui o conceito de supercompacto, com apartamentos variando entre 17 e 44 m² e executados com tratamento acústico especial.

O prédio, mesmo com apartamentos bem pequenos, é todo preparado para oferecer todas as facilidades necessárias e modernidades disponíveis para uma moradia confortável, com conectividade, mobiliário inteligente, fechaduras eletrônicas com gerenciamento remoto através de aplicativo para smartphones e serviços pay-per-use com agendamento por aplicativo. Por esse mesmo motivo, também é perfeito para aluguel de temporada em plataformas como o Airbnb. Fica localizado na Rua Riachuelo, 110, Centro de Curitiba.

Fonte: ParanaShop

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.