Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





23/04/2019

Os prós e os contras dos síndicos profissionais

Valores cobrados pelos gestores externos variam de um salário mínimo a mais de R$ 10 mil.
O perfil dos síndicos mudou nos últimos tempos. Aquele vizinho aposentado ou que tem um pouco mais de tempo livre vem, lentamente, sendo substituído por profissionais. O percentual ainda é ínfimo — dados do mercado apontam que “síndicos moradores” ainda são maioria, cerca de 90% — mas a tendência, de acordo com especialistas do ramo, é crescer nos próximos anos.

Atualmente, em muitos prédios não se encontra mais um condômino que queira ser síndico, tanto pela complexidade do assunto, quanto pelo fato de as relações terem ficado mais conflituosas, sobretudo em tempos de crise. Além disso, muita gente com boa capacitação, como engenheiros, arquitetos e contadores, percebeu que precisava ter uma fonte de renda alternativa ou suprir uma falta de emprego. É, portanto, uma oportunidade de se recolocar no mercado — considera Pedro Wämann, o presidente do Secovi Rio.

Existem vantagens e desvantagens para cada um deles, lembra Wämann. O síndico externo tem vivências em condomínios distintos e ter uma distância crítica dos moradores permite um olhar menos emocional.

— Por outro lado, o síndico morador está mais presente no dia a dia e conhece melhor a situação dos condôminos. Na hora de escolher o seu, é bom ter todos esses pontos em mente — ressalta Wämann.

Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da Abadi, lembra que o Código Civil viabiliza a eleição de um síndico condômino ou não do condomínio.

—No entanto, é preciso analisar a convenção, pois esta poderá determinar que o síndico só poderá ser condômino (proprietário), devendo tal norma ser respeitada — explica ele.

Fonte: O Globo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.