Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





05/06/2017

Prevenção é essencial para evitar surpresas desagradáveis no condomínio

Existe um velho ditado que diz ?melhor prevenir do que remediar?. É bem isso! E em condomínios isso é fundamental.

Existe um velho ditado que diz “melhor prevenir do que remediar”. É bem isso! E em condomínios isso é fundamental. Mais vale fazer rigorosamente a manutenção condominial do que depois ter que arcar com as consequências negativas e os custos não esperados de algum problema mais grave. Para citar só um exemplo que pode dar muita dor de cabeça: a impermeabilização. Se você não cuidar e não fizer a manutenção preventiva, a consequência pode ser desastrosa.

O ideal é ter um protocolo de procedimentos a serem executados periodicamente no condomínio. Mesmo assim, alguns lugares podem ser esquecidos na lista de manutenções. Por este motivo é importante que síndico, funcionários e até mesmo moradores fiquem atentos para detectar possíveis problemas que possam surgir.
Prevenção na manutenção condominial: O que fazer

Vamos listar alguns itens mais críticos e que merecem atenção especial na manutenção condominial:
1. Reservatório de água

Cuidado para que não se formem entulhos ou descartes nas áreas próximas aos reservatórios de água. Esta área precisa ficar livre para garantir que a água não seja contaminada.

Uma boa solução, embora um pouco onerosa, é a instalação de filtros na entrada de água, garantindo assim a pureza da água a ser consumida.
2. Sistema elétrico

Sabia que cupins podem fazer um grande estrago no quadro elétrico? Então, fique atento para a presença deles.

Importante também uma verificação periódica nos quadros de luz, observando se não há fios desencapados ou prestes a se romper, evitando uma pane elétrica ou algum acidente mais grave.
3. Sistema hidráulico

Além de prestar atenção na conta de água para ver se existe alguma variação de consumo que possa indicar vazamentos, também é importante ficar atento a ruídos e trepidação. Eles podem estar indicando problemas na pressão e vazão na condução do sistema hidráulico. Na menor suspeita, o síndico deve entrar nos apartamentos ou contratar alguém especializado e verificar se existe algum vazamento nas válvulas de descarga, torneiras e barriletes.
4. Tubulação e sistema de gás

Se não cuidar desse item, ele pode se tornar uma verdadeira bomba. Toda tubulação de gás deve ser verificada periodicamente para evitar vazamentos. Se alguém sentir cheiro de gás, não hesite chamar uma equipe especializada para fazer a verificação o mais rápido possível. Quando o sistema é por botijões instalados na parte externa das unidades, deve ser feita a verificação periódica das válvulas e registros de gás. Além de adquirir somente botijões e equipamentos com garantia de procedência.

5. Impermeabilização merece atenção redobrada

A impermeabilização de coberturas e telhados de garagem é um dos pontos que merecem maior atenção. É imprescindível a execução profissional e correta no momento da instalação.

Muita atenção na manutenção preventiva, para evitar infiltrações nas unidades e goteiras sobre os carros, além de desgaste de vigas de sustentação pela ação contínua da água.

Grandes volumes de chuva ou prédios antigos com sistemas e tubulações também com bastante tempo uso podem ser gatilhos para desencadear problemas de infiltração. Fique de olho nesses vilões.

Ao menor sinal de infiltração, uma equipe especializada deve ser chamada para recuperar a impermeabilização das áreas necessitadas.
6. Segurança

Todos querem morar em um local onde possam estar seguros e protegidos. Por isso a verificação dos sistemas de segurança, como câmeras de monitoramento, sistema de abertura e fechamento dos portões, equipe de vigias e cercas elétricas deve ser feita constantemente. Afinal, os ladrões estão cada vez mais espertos.

Com planejamento e um cronograma bem organizado dos itens que devem ser revistos periodicamente e com as ações que devem ser realizadas para o bom funcionamento do condomínio, é possível ao síndico prevenir e evitar muitas surpresas desagradáveis.

Fonte: universocondominio.com.br

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.