Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





05/10/2020

Procura por exames de mamografia cai 56% no primeiro semestre de 2020 no Paraná, aponta Sesa

BAND NEWS CURITIBA

A procura por exames de mamografia no Paraná diminuiu 56% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Uma das justificativas da queda, apontada pela pasta, é a pandemia da Covid-19, que paralisou consultas e inibiu a realização de exames médicos. Conforme dados da Sesa, entre janeiro e junho deste ano, foram realizadas no estado 92.642 mamografias. No mesmo período do ano passado, foram mais de 210 mil exames.

Para a chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo da Sesa, Rejane Cristina Teixeira, os números são preocupantes e reforçam a necessidade de fazer os exames de detecção assim que os primeiros sinais da doença aparecem.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. Entre os principais sintomas está o aparecimento de nódulos (caroços), fixo e que geralmente não causam dor. Além disso, outros sinais podem surgir como a pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja e pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

A chefe da área de prevenção e vigilância do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Liz Almeida, conta que esses sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora dessa faixa etária, o exame é recomendado somente para mulheres com a apresentação de sintomas. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2019, 993 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama no Paraná.

Além disso, dados de 2018 apontam que a doença é a primeira causa de mortalidade prematura em mulheres entre 30 a 69 anos. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima ainda que, em 2020, o Paraná registre 3.470 novos casos de câncer de mama. No Brasil, o número pode chegar a 3.470.

Reportagem: Leonardo Gomes

 

Fonte: Rádio Band News Curitiba

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.