Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





08/08/2017

Reúso de água da chuva em condomínios

Outra mais medida viável e mais acessível do que se imagina é aproveitar a água da chuva, já que a maioria das edificações conta com reservatórios de escoamento para águas pluviais.

Outra mais medida viável e mais acessível do que se imagina é aproveitar a água da chuva, já que a maioria das edificações conta com reservatórios de escoamento para águas pluviais. Apesar disso, boa parte dos síndicos desconhece a existência desse reservatório ou não pensou nessa possibilidade.

A obra é relativamente simples. Ao invés de bombear a água coletada para fora do condomínio, a mesma é levada, através da bomba e de um novo encanamento, para os pontos onde será usada, como torneiras das áreas comuns onde se acoplam mangueiras – seja para limpeza ou para molhar as plantas, por exemplo.

Vale lembrar que, para fins de votação, essa obra pode ser considerada necessária, uma vez que o quadro atual de falta de água pede cuidados que não podem ser adiados. (saiba mais sobre aprovação de obras em assembleias)

A economia estimada em um sistema desse tipo é de até 20% a 30% na água utilizada nas áreas comuns.

Nos empreendimentos que não contam com reservatório, o primeiro passo é pedir orçamentos de empresas especializadas.

É fundamental que a prestadora de serviços tenha um engenheiro em seu quadro de funcionários, uma vez que, muito provavelmente será necessária uma ART para as alterações que deverão ser feitas no local. Para que o sistema seja viável, o condomínio deve contar com, no mínimo, espaço para mais uma caixa d´água – além do sistema de captação da chuva, que, geralmente aproveita as calhas que já estão instaladas na edificação. O custo parte de cerca de R$ 20 mil por torre.

Fonte: Estasa

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.