Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





11/09/2017

Ritmo de crescimento pode atingir 4% em 2018, diz Mendonça de Barros

O economista Luiz Carlos Mendonça de Barros acredita que no final do ano que vem o Brasil poderá estar crescendo a uma taxa de 4%. Na média do ano ficará abaixo disso. Mas é a mais otimista projeção, mesmo entre aqueles que já avaliam que a economia está mesmo entrando num ritmo mais forte de recupe

Uma combinação de fatores explica essa retomada mais forte. A queda do desemprego, que vem se verificando mês a mês, terá impacto importante não somente porque aumenta o dúmero de pessoas empregadas. Mas porque também afeta a disposição ao consumo daqueles que, mesmo empregados, estavam receosos de serem demitidos. E por isso eram e ainda são consumidores cautelosos. A reversão da tendência muda o comportamento das pessoas empregadas, um contingente de cerca de 90 milhões de trabalhadores.

Os dados do Banco Central mostram queda no nível de endividamento e comprometimento da renda das famílias. Os bancos já registram aumento do crédito para pessoas físicas, movimento que deve se acentuar daqui para frente com a redução da taxa básica de juros. O Banco Central sinaliza com taxa Selic a 7,25% no final do ano. Pode cair abaixo disso, avaliam alguns economistas do setor privado.

O crescimento vai se espalhando. Os dados do comércio, serviços e indústria são positivos. O último segmento a reagir será o da construção civil.

Enfim, o quadro de recuperação da economia com base no consumo das famílias parece estar mesmo se consolidando. O que garante o crescimento deste e do ano que vem. A sustentação desse crescimento a partir de 2019 é outra história, vai depender do investimento, hoje em níveis dramaticamente baixos. O equivalente a cerca de 15% do PIB.

Fonte: G1|Globo.com

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.