Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





08/06/2020

Secovi-PR realiza primeira edição de pregão online do Comitê de Locação

Grupo de trabalho analisa e sugere às imobiliárias para ajustar preços de imóveis a fim de torná-los mais atrativos ao mercado; cada participante pode apresentar três unidades para avaliação conjunta.

As reuniões do Pregão do Comitê de Locação do Mercado Imobiliário de Curitiba retornaram de forma virtual nesta quarta-feira (03), o serviço é oferecido pelo Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR). O serviço tem como objetivo auxiliar as imobiliárias, fornecendo sugestão de valores para locação de imóveis ofertados à locação residencial ou comercial em Curitiba.

Segundo Marília Gonzaga, coordenadora do pregão, as imobiliárias participantes enviam de forma antecipada todas as informações de até três imóveis e o comitê faz a análise, sugerindo valores durante a reunião. “Tratam-se de opiniões de valores de mercado, em que somamos o conhecimento e experiência dos participantes para apontar a necessidade ou não de alteração de preço. São diversos critérios, que vão desde idade do imóvel, localização e estado de conservação, entre outros”, explica.

Marília comenta ainda que, geralmente, os imóveis levados à análise do comitê são aqueles com alguma dificuldade para locação. “Desta forma, a imobiliária consegue reunir uma série de argumentos e apresentar ao proprietário, que muitas vezes reluta em reajustar o valor”, comenta. “Quando você está trabalhando com o valor correto, o tempo de vacância é sempre minimizado”, ensina.

“Um exemplo que tratamos nesse encontro refere-se a espaço comercial, onde até então funcionava um barzinho, e por conta da pandemia e das atuais condições econômicas que interferem nesse setor, indicamos uma diminuição de valor da ordem de 50% no aluguel, como forma de incentivar a locação”, conta. “Imóvel é, sem dúvidas, o melhor investimento a longo prazo, mas precisa cumprir sua função para não virar uma fonte de despesa. Afinal, sempre haverá IPTU, seguro e manutenção, entre outras necessidades”, frisa.

As reuniões do pregão ocorrem mensalmente. No entanto, o formato online, por solicitação dos participantes, terá uma edição especial marcada para o próximo dia 17 de junho, destinada a assuntos mais pontuais, como, por exemplo, desocupação.

Fonte: Paranashop

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.