Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





08/06/2018

Ser síndico também é um ato político, afirma palestrante em Londrina

A atividade do síndico é, na verdade, muito complexa.

“A atividade do síndico é, na verdade, muito complexa. Ele tem que conhecer Direito Administrativo, Tributário, Trabalhista, Imobiliário, tem que entender também de finanças, ter grande capacidade de relacionamento interpessoal e tem que ser um tanto quanto político também. Porque é um cargo eletivo, ele é um representante daquela coletividade, então se qualquer uma dessas áreas vai mal, o síndico pode botar a sua gestão a perder.”

A afirmação é de Fernando Willrich (presidente do Secovi Florianópolis – Tubarão (SC), formado em Direito e pós-graduado em Direito e Gestão Empresarial, com especialização em Direito Imobiliário), que ministrou em Londrina nos dias 4 e 5 de junho o curso “Rotinas Administrativas em Condomínios: a Gestão de Excelência”.

Realizado no auditório da sede da Regional Norte do Secovi, o evento despertou grande interesse do público presente – cerca de 60 participantes –, que aproveitou para esclarecer dúvidas sobre diversos assuntos abordados pelo palestrante: modelos de administração; Convenção, Regimento Interno e assembleias; direitos e deveres dos condôminos e advertência e multa; prestação de contas e manutenção predial, entre outros assuntos.

ATUALIZAÇÃO

“Vim fazer o curso porque quero me atualizar, saber das alterações e mudanças nas leis. Estou achando bem interessante”, disse Luiz Marcelo Munhoz Pirola, síndico do condomínio Ravenna Residence. “Estou tendo acesso a muita informação que desconhecia. Este curso vem complementar outros também muito bons que já fiz pelo Secovi”, afirmou Harley Nery de Almeida Freitas, representante de uma empresa de administração condominial.

SÍNDICO PROFISSIONAL

Willrich destacou que hoje os síndicos estão cada vez mais buscando a profissionalização, tanto é que a figura do “síndico profissional” é cada vez mais presente nos condomínios. “Então, podemos esperar melhorias nesse segmento. Além disso, com a tecnologia, os sistemas web, ficou tudo muito mais fácil. Mas tem que saber usar”, destaca.

Segundo o palestrante, o maior erro dos síndicos inexperientes, muitas vezes, é administrar o condomínio como a sua própria casa. O síndico tem que cumprir com suas obrigações, mas precisa haver equilíbrio. “Não adianta ser um síndico muito querido e comunicativo, mas não pagar os impostos! E também não adianta ser muito rigoroso do ponto de vista legal, cumprir todas as obrigações, mas ter um relacionamento péssimo com as pessoas”, pondera.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Secovi Regional Norte

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.