Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





07/08/2017

Setor residencial terá nova versão para certificação sustentável

Certificação GBC Brasil Casa, que vai oferecer aos interessados em certificações sustentáveis duas versões, uma para residências unifamiliares e outra para condomínios, sejam conjuntos de casas ou edifícios.

O Green Building Council Brasil (GBC Brasil), lançará a Certificação GBC Brasil Casa, que vai oferecer aos interessados em certificações sustentáveis duas versões, uma para residências unifamiliares e outra para condomínios, sejam conjuntos de casas ou edifícios.

A certificação vai fornecer as ferramentas, metodologia e o conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e condomínios com alto desempenho econômico, social e ambiental no setor residencial. A pontuação para que se atinja a certificação foi definida com base no alinhamento aos temas prioritários para o Brasil e para o setor residencial.

A ponderação para atendimento dos créditos distribuídos entre as categorias implantação, uso eficiente da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, requisitos sociais, inovação e projeto e créditos regionais, seguem a seguinte disposição: 28% Mudanças Climáticas; 22% Saúde e Bem Estar; 20% Benefícios Econômicos; 12% Recursos Hídricos; 10% Biodiversidade; 8% Comunicação e Educação. A certificação também inclui conceitos de saúde, bem estar e conforto dos ocupantes, de forma transversal nas diversas categorias da certificação.

Como benefício aos futuros moradores das casas e apartamentos certificados, além dos ganhos econômicos durante a operação da edificação e o fomento ao respeito ao meio ambiente, temos ambientes e espaços mais confortáveis e que oferecem melhorias à saúde e ao bem-estar dos usuários.

O processo de auditoria e certificação é segmentado em duas fases, a do projeto e a da obra em si, o que facilita o processo de certificação e beneficia o empreendedor no momento de comercialização do projeto ou na busca de incentivo financeiro relacionado a políticas públicas.

Segundo Felipe Faria, diretor executivo do GBC Brasil e presidente Regional da Rede das Américas, as razões para a crescente procura pela certificação sustentável em construções residenciais são vantagens como reduções dos custos operacionais, aliadas às melhorias no conforto, qualidade, saúde e bem estar para os ocupantes. “Além disso, fatores como a propensão de 80% dos consumidores em aceitar investir mais em imóveis certificados; a garantia ao incorporador, aos clientes e demais interessados sobre o respeito às normas técnicas e aos parâmetros de qualidade; as concretas perspectivas de políticas públicas endereçando vantagens a estas edificações são benefícios ímpares para as construções verdes”, afirma o executivo.

A nova certificação será lançada na 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, o principal evento de construção sustentável da América Latina, que será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto, em São Paulo.

Fonte: Ambiente Energia

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.