Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





05/12/2017

Tecnologia como alavanca para a construção civil

Com redução dos juros, quem possui reserva deve transferir o dinheiro para ativos como imóveis ou reformas

Após acumular indicadores em queda desde o início da crise no Brasil, em 2014, o setor da construção civil começa a mostrar os primeiros sinais de retomada. Com a queda na taxa Selic, que deve acumular redução de 7,5% até dezembro, o mercado aponta para novos investimentos no mercado imobiliário - afetando direta e positivamente a construção civil. É o momento para uma atuação mais forte do setor, qualificação de mão de obra e investimento em tecnologias que colaborem para reverter esse panorama negativo.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pela Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), somente em 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) do segmento encolheu 5%. Enquanto isso, no primeiro trimestre de 2017 a taxa de desemprego geral superou os 13% no país. Na indústria da construção civil, nunca se contratou tão pouco para o período desde 2012.

Com uma possível redução na taxa de juros, quem possui reserva deve começar a transferir o dinheiro para ativos reais, como um imóvel ou a reforma da casa. O mesmo vale para empresas, que diante de melhores resultados comerciais, podem investir na ampliação da indústria. Na medida em as contratações acompanharem os investimentos na construção civil, surgem novas demandas e dúvidas: os profissionais estarão preparados para o novo momento do setor? As empresas acompanharam as novidades tecnológicas disponíveis para o segmento? O mercado de trabalho se atualizou e se adaptou às tecnologias?

É nesse sentido que empresas investem na tecnologia para melhorar a eficiência das operações com o envio constante de informações importantes da obra para o escritório, além de passar a medir o grau de obtenção de resultados através dos prazos e tarefas cumpridas no canteiro de obras. Eles reduzem o tempo de trabalho e oferecem resultados mais satisfatórios, adequando-se às regras de qualidade, aliadas a um bom custo-benefício. Nisso, saem na frente os profissionais e empresas atualizadas.

Fonte: A Gazeta Online

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.