Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





14/06/2017

Trabalhadores com dívidas de financiamento imobiliário podem usar FGTS

Os trabalhadores em dívida com financiamentos de imóveis através do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) podem utilizar o saldo das suas contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar até 12 prestações.

Os trabalhadores em dívida com financiamentos de imóveis através do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) podem utilizar o saldo das suas contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar até 12 prestações. De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), essa é a quantidade máxima de parcelas em atraso que podem ser compensadas com esses recursos. A regra permite ao mutuário pagar 80% da prestação. A quantidade de parcelas que podem ser regularizadas, antes limitada a três, foi ampliada pelo Conselho Curador do FGTS em fevereiro, com validade até o fim de 2017.

Os mutuários em processo de cobrança e execução extrajudicial pode ser beneficiados com a regra, e poderão evitar a retomada dos imóveis — explicou Nelson Souza, vice-presidente de Habitação da Caixa.

A autorização de saque da conta vinculada do FGTS para o pagamento de prestações em atraso deve ser feita diretamente em uma agência da Caixa.

— É uma medida que vai muito além do impacto econômico. Ela amplia as possibilidades do uso do FGTS no esforço para o equacionamento das dívidas do financiamento e para manter o fluxo de pagamentos em dia— ressaltou o vice-presidente.

O mutuário precisa ter pelo menos três anos de trabalho sob o regime do FGTS, constar como proprietário ou coobrigado do contrato de financiamento e ter atendido as normas do SFH vigentes à época da concessão.

Quem pode usar

O saldo na conta do FGTS pode ser usado para compra e construção de imóvel, amortização ou liquidação do saldo devedor ou para quitar parcelas em atraso. Para usar o dinheiro, é preciso no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS, mesmo que em períodos diferentes.

Prestações

O FGTS pode ser aplicado para abater o valor das prestações (até 80%) por um período de um ano.

Fonte: O Globo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.