Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





25/01/2018

Um ano de mudanças!

Fique atento para que problemas comuns em anos anteriores não se repitam em 2018 no seu condomínio

Um novo ano começa e a necessidade de ficar atento às demandas da vida em comum no condomínio se faz ainda mais necessária. O ideal é que os problemas de anos anteriores não se repitam neste novo ciclo. Mas para isso é necessário refletir e agir com bom senso em relação a diversos aspectos, principalmente aqueles que afetam a vida de todos. 

Participando mais

A participação dos condôminos na gestão do condomínio é essencial. Com envolvimento coletivo, é possível mudar a relação do plano da cobrança (dos condôminos em relação ao síndico) para o plano da colaboração, dividindo responsabilidades, colaborando com ideias e competências específicas, e criando um condomínio melhor para se viver ou trabalhar.

- Condomínios com baixa participação dos condôminos são mais vulneráveis a fraudes e má administração dos recursos.

- A falta de fiscalização e de exigência pode desestimular os administradores dos melhores procedimentos.

- O cuidado com o patrimônio comum é muito importante para a valorização das unidades.

 

Vamos separar o lixo!

 

A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, cujo principal objetivo é reduzir o impacto ambiental. E o primeiro passo para isso é a coleta seletiva. Incentivar a separação do lixo entre as pessoas que ainda não fazem isso no seu condomínio é um ato de cidadania.

- Para sensibilizar os moradores pode ser formada uma comissão de reciclagem com pessoas que já têm conhecimento sobre o assunto.

- É importante envolver as crianças no processo, instruindo-as a ajudar na separação em casa.

 

Convivendo com os animais

 

Presentes em quase todos os lares, os pets são tidos muitas vezes como membros da família. Em condomínios, podem tornar-se ponto de conflito, devido à intolerância e à falta de bom senso.

- É importante que o Regimento Interno esteja atualizado, deixando claro quais as raças e tamanhos permitidos, como deverão transitar nas áreas comuns, exigência de declaração de sanidade do pet, entre outros pontos.

- Os tutores devem seguir todas as normas previstas a fim de não perturbar o sossego alheio e não causar danos às áreas comuns.

 

Conflitos

No dia a dia do condomínio sempre vão surgir problemas de relacionamento. Saber tomar as decisões mais acertadas nestes momentos, porém, é fundamental para que tudo transcorra com mais tranquilidade.

- Animais, vagas de garagem, barulho, cigarro e uso de áreas comuns estão os pontos de conflito mais comuns.

- Quem cumpre a Convenção e o Regimento Interno do condomínio nunca vai incomodar o vizinho.

- Quem se sentir incomodado com alguma situação deve primeiro buscar uma conversa amigável. Se não houver solução, levar o problema ao síndico.

 

Atentos à inadimplência

 

Há quase dois anos em vigor, o novo Código de Processo Civil trouxe importantes mudanças na cobrança das quotas condominiais. É bom lembrar de um dos principais pontos:

 

- O boleto da quota condominial passou a ser um título executivo extrajudicial. Com isso, logo após a distribuição do processo executivo o nome do inadimplente irá para os órgãos protetores de crédito. Caso não haja pagamento em três dias, pode haver penhora de bens/bloqueio de conta-corrente.

 

Pela segurança de todos!

No condomínio todos são responsáveis por zelar pela segurança. Atitudes e cuidados adotados por funcionários e moradores podem evitar assaltos.

- Nunca deixar a portaria abandonada e manter sempre uma lista de telefones de emergência no local.

- Redobrar a atenção nos horários de maior movimento dos condomínios em geral: das 6h às 9h; das 11h às 14h; e das 17h às 20h.

- Atue na prevenção! Adquira uma postura segura!

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Secovi/PR Regional Norte

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.