Escolha em qual região deseja encontrar o SECOVIMED?





19/07/2019

Vantagens e desvantagens em investir em imóveis residenciais ou comerciais

Para os investidores do segmento imobiliário, uma das principais dúvidas é a escolha entre imóveis residenciais ou comerciais.

Na hora de fazer um investimento, o mercado imobiliário pode gerar uma boa margem de lucro desde que administrado de forma estratégica e em acordo com o momento em que se encontra a economia nacional.

Para os investidores do segmento imobiliário, uma das principais dúvidas é a escolha entre imóveis residenciais ou comerciais. Ambos possuem lados positivos e merecem ser analisados. Conhecer as nuances de cada tipo de imóvel pode render um resultado financeiro muito melhor.

 

Imóveis Comerciais

 

Por questões históricas, os imóveis comerciais sempre atraíram mais investimentos. Entretanto, é necessário considerar vários fatores antes das aquisições. A localização, vocação comercial da região, transporte público, oferta de serviços como escolas e bancos são pontos essenciais para o sucesso do investidor. O contrato de locação comercial também costuma ter uma vigência maior que a residencial e ter maior facilidade de negociação que o imóvel residencial.

Outra questão fundamental para o retorno rápido do investimento é a situação econômica do país. Épocas de crise costumam retrair investimentos de empresários e novos empreendedores.

Segundo Fábio Mestre, sócio proprietário da imobiliária Century 21 e diretor de locação e administração de imóveis do Secovi Londrina, vários investidores estão esperando como será o posicionamento do mercado em relação a Previdência Social, como será o posicionamento das multinacionais em relação aos investimentos no país. Os investidores acompanham, claramente, a movimentação de todas as construtoras. “Então, se as construtoras estão fazendo lançamentos, estão comprando terrenos, entende-se que o mercado está começando a se mexer, aí tiram o dinheiro do banco para investir em imóvel.”

Mas a crise também pode ser sinônimo de bons negócios. “Tem muito investidor que segura o dinheiro e, nesses momentos de crise, acaba fazendo um bom negócio por adquirir um imóvel abaixo do valor de mercado. Depois de um ano, um ano e meio, a economia volta ao normal e ele tem a rentabilidade e a valorização do imóvel. Tem muitas pessoas com esse perfil que investem em imóveis comerciais,” afirma Mestre.

 

Imóveis Residenciais

 

O mercado de locação de imóveis residenciais é caracterizado por contratos com duração mais curta do que os comerciais, criando a possibilidade de reajustes maiores sempre que terminam.

Uma outra vantagem dos imóveis residenciais é que estão menos expostos às nuances da economia e oferecem a segurança de que as pessoas sempre irão precisar de um local para morar.

Para o diretor do Secovi, uma boa oportunidade de investir em um imóvel residencial é  “quando é um imóvel de fácil giro, que é alugado facilmente, de algum condomínio ou empreendimento que tem muita procura, que o imóvel é bom, próximo de alguma faculdade ou algum outro estabelecimento que tem um giro grande de pessoas.”

 

Empreendimentos que ofereçam opções de lazer e serviços para o morador, também conquistaram uma importante fatia do mercado imobiliário e não pode ser desconsiderada.

Investimentos em imóveis pequenos e com aluguéis acessíveis também suprem uma demanda de mercado para estudantes e locatários de menor potencial econômico.

Fonte: Sistema Secovi-PR 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

SEDE: Rua Doutor Pedrosa, 475 - Centro
Tel/Fax: (41) 3259-6000 - CEP 80420-120 - Curitiba - Paraná - Brasil

© 2013 Sistema SECOVI-PR. Todos os direitos reservados.